APRESENTAÇÃO LIVRO PARANORMALIDADE UM POTENCIAL MENTAL – 5ª EDIÇÃO.

Há doze anos (julho de 1990), as circunstâncias da vida trouxeram-me para residir em Florianópolis novamente. Não obstante ser filha do interior do estado – contudo, vivido em Florianópolis, enquanto estudante – morar novamente nesta ilha era um dos sonhos que, bem no íntimo, fazia-me suspirar cada vez que pensava nessa possibilidade, pois também minha família passara a residir na capital do estado.

Que bom! Voltar a morar na ilha da magia significava não só rever seus encantos naturais, mas ainda, voltar para casa e para o seio de uma família fantástica.

Uma das minhas irmãs – Ilcéia Heiderscheidt – que acompanhava a minha busca em relação à compreensão do Ser Humano, pois desde a minha adolescência “ como professora” já atendia e orientava pessoas em diversos níveis de dificuldades – disse-me: “Zete ( é assim que me chamava), conheci um lugar fantástico, onde se estuda o Ser Humano e a Mente Humana e onde se ajudam pessoas.Chama-se IPAPPI, vamos conhecê-lo?”

Marcamos uma data e um horário e fomos. Ao chegar ao edifício e olhar para o rol de entrada – uma escadaria – fiquei “paralisada” por alguns instantes. Perguntei a minha irmã qual era o andar que funcionava o IPAPPI. Ela respondeu-me, meu coração pulsava forte. Falei: “Aqui eu vou participar de estudos e vou trabalhar!”. Ela olhou-me e não entendeu nada. Então expliquei-lhe: “ Há mais ou menos dois anos, enquanto durmo, sonho com este local – exatamente com, esta escadaria. Chegar aqui – ao IPAPPI – é como chegar em casa. Eu faço parte deste processo, desta equipe que estuda o Ser Humano”.

Sonhos pré-cognitivos? Sim… Já era uma manifestação fantástica, pratica do potencial humano – da Mente Humana. É também por isso que hoje – com muita alegria e satisfação – venho apresentar a você, leitor, a 5ª edição desta fantástica obra, Paranormalidade – um Potencial Mental, que corresponde à primeira parte de Paranormalidade para Todos, cujo conteúdo será complementado por Transe – Estados Alterados de Consciência.

Minha história continua, fomos até ao IPAPPI, conheci algumas pessoas, olhei livros e fiquei maravilhada com a proposta do Instituto. Queria saber mais sobre aquela entidade e sobro o professor Pedro Antônio Grisa, seu diretor presidente. Foi-me entregue uma programação de cursos que o IPAPPI desenvolvia e, para satisfazer minha curiosidade, havia um curso programado para a semana seguinte. Fiz minha inscrição, na certeza de conhecer o Professor Grisa e sua equipe. Algo dentro de mim identificava-se: havia encontrado “o que há muito buscava”. Participei de todos os cursos da programação e fiz-me presente em todos os momentos dos mesmos.

Em 1990, tié a felicidade de estar presente no lançamento do livro Paranormalidade para Todos e a satisfação maior de receber um exemplar, autografado das mãos do próprio autor. Melhor, ainda foi ler o livro, por isso, classifiquei-o de FANTASTICA OBRA. Jamais tinha lido algo tão claro, direto e objetivo sobre a paranormalidade e sobre o Ser Humano.

Não sabia ainda – conscientemente – o que o universo reservava-me. Sei, unicamente, que estou colhendo até hoje maravilhas, e uma delas é estar descrevendo esta experiência de vida para vocês.
Conhecer o PIPAPPI, o Professor GRisa, sua equipe, sua metodologia, suas obras, sua coragem ( e ousadia) fez o bem maior para satisfazer a minha curiosidade e para minha vida como um todo. A alegria e a surpresa foram intensas quando recebi um convite – do próprio Professor Grisa – para aprofundar os estudos, as pesquisas e a metodologia de orientação parapsicológica e para, possivelmente – dependendo do desempenho – fazer parte da equipe, pois preenchia os pré-requisitos estabelecidos pelo instituto para assumir tal função. E assim foi… Fui integrando e entregando-me ao trabalho, com muita profundidade, com muita alegria e com muito dinamismo, o de uma idealista que tem a “certeza de poder contribuir para um mundo melhor”. Encontrei no professor Grisa um respaldo de ideais, de possibilidades, de objetivos, de sonhos, os quais podem ser realizados.

Durante doze anos, ser, companheira de trabalho, de estudos e de pesquisas – participar de importantes observações, analise constatações, comprovações e descobertas sobre a paranormalidade, sobre o ser humano e sobre a mente humana – realizados pelo IPAPPI- SISTEMA GRISA – tem sido, para mim, a certeza de evoluir e de colaborar positivamente com a ciência e com a Evolução do Ser Humano, compreendendo a Paranormalidade como um Potencial Mental.

A descoberta fundamental realizada pela parapsicologia, especialmente pela Escola Cientifica e Independente, na qual se insere o Instituto de Para psicologia e Potencial Psíquico – IPAPPI, consiste em afirmar que os fenômenos paranormais têm origem na mente humana desencadeia e direciona enrgia capaz de provocar a manifestação dos fenômenos paranormais. Essa constatação fundamental conduz a uma série de descobertas e de comprovações cientificas, tanto sobre o funcionamento da mente quanto sobre a busca do equilíbrio mental, do bio-energético e do físico-orgânico do ser humano, abrindo novos horizontes à compreensão clara e objetiva das causas e de todos os acontecimentos que ocorrem na vida do individuo. Sob essa perspectiva, descobre-se, por exemplo, que a SORTE e o AZAR não são caprichos de Deus, do diabo ou do destino, contudo são resultados das programações existentes no Subconsciente de cada pessoa.

As pesquisas desenvolvidas pelo IPAPPI, em seus dezoito anos de existência, vêm consagrando, mais e mais, a Parapsicologia como a Ciência do Ser Humano do futuro; vêm desvendando os mistérios da saúde e da doença, do fracasso e do sucesso, da angustia e da felicidade e em todas as dimensões da vida. Paralelamente a isso, confirma, decisivamente, que o paranormal não é “um doente”, mas, por cento, um individuo portador de um potencial que precisa ser canalizado construtivamente. Vale ressaltar que a Parapsicologia, como Ciência, indubitavelmente, busca explicações naturais e não espirituais sobrenaturais ou do além, para os fenômenos paranormais.

As publicações anteriores – Liberte seu Poder Extra, do autor deste livro, já em sua 11ª edição, e A Cura Pela Imposição das Mãos, deste autor em co-autoria com frei Hugulino Back, em sua 14ª edição – já apresentam importantes descobertas sobre a Paranormalidade como potencial psíquico latente, próprio de todos os seres humanos.
Em 1992, a publicação da obra O jogo e a Estrutura das Personalidades, também de autoria de Dr. Pedro A. Grisa, abre novos e vastos horizontes ao estudo e à compreensão do Ser Humano: seu comportamento e atitudes, sua saúde física e mental. A percepção dessas novas realidades só foi possível graças às constatações e às comprovações anteriormente realizadas sobre o funcionamento da Mente Humana relacionado à Paranormalidade.

Os estudos, as pesquisas e a aplicação prática dessas descobertas são utilizadas nas atividades de Orientação Parapsicológica e apresentadas em cursos intensivos, durante os dezoito anos de existência de nosso Instituto. Nesse ínterim, inúmeras constatações e descobertas, realizadas pelo IPAPPI, são confirmadas ao desenvolverem-se estudos e pesquisas sobre o paranormal e curador psíquico Frei Hugulino Back. O resultado dessas pesquisas, bem como a analise de outros paranormais católicos – também frades Franciscanos – culmina na publicação do livro O Poder da Fé & a Paranormalidade.

As atividades desenvolvidas pelo IPAPPI, tendo como centro polarizador e dinamizadora Parapsicologia, fizeram com que – por sugestão e insistência do grande colaborador e parapsicólogo Frei Alvadi Pedro Marmentini, com o apoio e o aplauso dos demais integrantes da equipe do Instituto – o Dr. Grisa e sua equipe buscassem uma denominação ou uma marca que identificasse e distinguisse a sistemática de Pesquisa, Ensino e Orientação Parapsicológica.

Em vista disso, por ocasião da comemoração dos dez anos de existência do IPAPPI, em outubro de 1994, não só se decidiu manter as atividades permanentes de estudo entre os profissionais do Instituto – com a finalidade de se preservar a unidade de trabalho e de pesquisa – como também decidiu-se que todas as atividades do IPAPPI passariam a denominaria-se Sistema Cientifico e Independente de pesquisa, Analise e Orientação Parapsicológica Dr. Pedro Antonio Grisa ou, simplificadamente, SISTEMA GRISA.
Essa decisão empresta nova dinâmica as atividades do IPAPPI, dando origem, em 1995, ao Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Parapsicológica – CAOP -, visando não só a aparfeiçoar e a integrar os Parapsicólogos que atuam como orientadores em Parapsicologia, como também formar novos profissionais, segundo o SISTEMA GRISA. A evolução dessas atividades culmina com a criação, em 1998, do Sindicato dos Parapsicólogos Clínicos do estado de Santa Catarina – SINPASC – cujo registro junto ao Ministério do Trabalho oportuniza, simultaneamente, a criação do Conselho Federal de Parapsicologia Clinica de Auto-regulamentação Profissional – CFPAC – com o respectivo Códigp de Ética Profissional; inclusive, tenho a honra de integrar a Comissão Permanente de Ética e Fiscalização Profissional, desde a sua instituição.

Ao apresentar este livro, percebo não só a importância das constatações, comprovações e descobertas cientificas realizadas sobre a fenomenologia paranormal e a paranormalidade como potencial mental, como também a grandeza de todas as atividades desenvolvidas pelo IPAPPI e outras instituições que ora estão sendo criadas pelo Brasil, fundamentadas nos princípios da Escola Cientifica e Independente de Parapsicologia e, particularmente, no SISTEMA GRISA.

Dr. Pedro A. Grisa, esse emérito professor e Parapsicólogo Clinico, cientista e pesquisador, é o grande idealizador e o grande mentor de todas as atividades do SISTEMA GRISA. Por meio da publicação de obras cientificas e de seu trabalho como Orientador em Parapsicologia Clinica, concilia ciência, poesia e sabedoria, despontando como um dos mais importantes estudiosos do Ser Humano, na atualidade.

Dado o exposto anteriormente, pode-se afirmar, sem sombra de duvidas, que este livro, Paranormalidade- um Potencial Mental, é um dos alicerces do SISTEMA GRISA, porquanto as significativas constatações, as comprovações e as descobertas cientificas realizadas dentro desse Sistema revolucionam, não somente o estudo e a compreensão da Fenomenologia Paranormal e da Paranormalidade em si, mas também aprofundam outros aspectos inter-relacionados, provocando uma verdadeira revolução no estudo da saúde física e mental, do relacionamento humano e do social e, igualmente, em todos os aspectos da vida do Ser Humano, abrindo as fronteiras de um novo tempo.

Ninguém, até hoje, escreveu acerca dos fenômenos paranormais com tanta clareza e objetividade, numa linguagem tão acessível e tão explicita como Grisa, nas páginas desta importante obra.

Florianópolis, julho de 2002.
Ilséte Heiderscheidt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>